sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PEDAIS , MESMO EM TEMPOS CHUVOSOS

No inverno e Verão  ando de bicicleta.Cada época, dia e horário tem seus encantos. Momentos ou estações chuvosas, frias, pedem livro, vinho, rosas, aconchegos maiores dentro de casa. Mas em todos é possível praticar esportes, os mais variados. Em Salvador, o verão é agitado e diferente: ensaios, teatros, cinemas, casas de shows, praias, Carnaval, e de muitos passeios ciclisticos. Vou a todos os eventos em bicicleta,  exceto quando vou com a família, e ou  com pessoas que não pedalam. Como a maioria das pessoas preferem o carro, o ar condicionado,mesmo tendo que  enfrentar flanelinhas , engarrafamentos e outras mazelas do transito e como com muitas destas pessoas eu convivo, submeto-me às necessidades delas. Mas pedalo, e muito, mesmo sozinho por aí. Finais de semanas e feriados, a pedida é o Jabutis Vagarosos, pedais da asbeb, Itapagipe é do pedal, grupo Narandiba e outros . Quem quiser participar desta festa ciclistica, procurem informações no bikebook.blogspot.com, muraldebugarin.com, facebook/valcibarreto. Pedalamos mesmo em tempos chuvosos.


 ALGUMAS dicas de Passeios que o jabutis faz, Sozinho ou  acompanhado: manhãs de carnaval, festa do Bonfim, domingos e Feriados Pela Ribeira, Almoço no Boca de Galinha, Praia do Forte, Guarajuba, Cachoeira, Santo Amaro da Purificação, Ilha de Itaparica, Nazaré das Farinhas, Cicloturismo, urbano e rural. Ate o final de fevereiro de 2011 ,sozinho ou  acompanhado, irei a todos ou quase todos eventos baianos, em bicicleta, feiras e barracas da nossa cidade. Quem estiver um fim de pedalar com o Jabutis, é só ir treinando. Jabutis estão treinados Sempre. Para pedalar no Jabutis não precisa ser atleta. Muito pelo contrário. Mas e bom treinar, pois é lento mas muitas vezes pedala para longe. Se não treinar, não há como como pedalar em nenhum grupo. Circulamos por locais como  da Cidade Baixa,  Ribeira, Nazaré, Saindo da Barra.  Quem Quiser Participar dos jabutis, favor ler a  CARTILHA DOS JABUTIS , a qual pode ser encontrada no Google: "Cartilha dos Jabutis Vagarosos".

Nestes dias de  festas natalinas, revellionicas, Bonfim, Carnaval, estaremos pedalando por ai. 

Quem quiser particpar, é só ficar atento às nossas postagens. Em relação ao Jabutis, é só ler a Cartilha. Está tudo lá. Se tiver dúvidas, nossos e mails estão às ordens: valcibarretoadv@yahoo.com.br, facebook/valcibarreto, itana mangieri, muraldebugarin.com


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FESTA DE SANTA LUZIA

Aconteceu neste domingo, dia 18 de dezembro de 2011, os festejos comemorativos e lavagem de Santa Luzia, no bairro de Engenho Velho de Brotas. Esta comemoração tem a participação de varios grupos ciclisticos e pedalantes solitarios. Acontece anualmente, estando em sua 57ª edição, e conta com a participação de todos os moradores do bairro e devotos vindos de outros pontos da cidade. Nos dias da festa, acontece varias apresentações culturais, com a presença de grupos musicais, este ano contando com apresentação da Banda Didá, grupo de afoxé Luaê, entre outros. Acontece também o tradicional arrastão de Santa Luzia com o apoio do Samba da Ladeira.
É uma festa muito bonita, com os maradores enfeitando as ruas do bairro, varias barracas de petiscos armadas, não faltando o tradicionalo "churrasquinho de gato" e a população acompanhando o cortejo da lavagem, os que não acompanham se posicionam nas portas de suas casas para ver o ocrtejo passar.
Uma beleza, primando pela organização e tranquilidade, sendo este nosso 4º ano de participação e nunca presenciamos uma confusão entre os participantes.
De parabéns os moradores do Engenho velho de Brotas, e a comissão organizadora da festa.


Mais fotos no muraldebugarin.com em Galeria do Mural
Postado por Bugarin



DIA DA LIBERAÇÃO DOS ELEVADORES PARA BICICLETAS.

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Tv rua
www.folhadoreconcavo.com.br


A administração publica baiana, estadual, municipal e federal, bem assim os nossos motoristas, tratam muito mal os nossos ciclistas e,  apesar do grande número de turistas que nos visitam, atraídos pelos encantos naturais, cantados em versos e prosas pelo planeta, são eles também  maltratados pela    insegurança , sujeira e   péssimo serviço de transporte da nossa Capital.
Os ciclistas, além de sofrerem as agressões dos embrutecidos motoristas, para os quais as ruas foram abertas somente para seus veículos,  são ignorados pelo poder publico, até nas coisas mais simples.

Não vamos aqui tratar da ausência de ciclovias, estacionamentos, ciclofaixas, banheiros públicos;mas de uma ignorância, do atraso, da falta de visão do novo mundo,   que é a proibição de transporte de bicicleta pelos planos inclinados, escadarias da Lapa e elevadores como o Lacerda.
Vereadores , arquitetos, políticos, imprimem em  seus folders campanhas em favor das bicicletas. Mas ninguém do poder público se habilita a autorizar o seu seu transporte através  daqueles equipamentos urbanos.
Ao contrário, um barco , no |Terminal da Ribeira,  que antes transportava bicicleta, agora tem aviso de proibição.
Nossos governantes conseguem trazer alguns jogos da Copa para a Bahia; aprovar PDDU polêmico; desarmar barracas de praias sem qualquer critérios, implantar pedágios caríssimos,  construir pontes e, quem sabe, fazer funcionar o metrô , e não conseguem emitir um “autorizo” para os seguranças permitirem o transito de bicicleta  pelos ascensores que ligam a Cidade Alta à Cidade Baixa.
O mundo inteiro tem contemplado, valorizado, estimulado o uso da bicicleta como meio de transporte Salvador segue pela contra-mão.
Há alguns anos, estivemos com vários grupos de pedais, reunidos com vereadores, técnicos da Prefeitura ,buscando uma solução.  Todos eles nos receberam muito bem, foram por demais  solidárias às  nossas reivindicações e nos deram muitas esperanças.
Mas a coisa empacou, pelos corredores da burocracia. Posteriormente, extraoficialmente, fomos informados de que seriam feitos projetos , escolhido material e equipamentos , e implantados penduricalhos para transportar as bicicletas no Plano Inclinado Gonçaleves. Consideramos isto uma grande bobagem, coisa de quem não quer fazer, não sabe fazer, de quem nunca andou em cidades que respeitam a bicicleta a qual se vê em shoppings, aeroportos, metrô e outros meios de transportes, como  integrante natural da mobilidade urbana.
Entendemos a mensagem: é muito difícil permitir. É muito mais fácil fazer a ponte para a Ilha de Itaparica,  rodar o metrô, trazer a Copa do Mundo para a Bahia, do que fazer um ofício, ou dar um telefonema para os seguranças,  liberando o acesso de bicicletas através dos citados  equipamentos.
A leitura que faço, pelas nossas experiências, é que talvez seja necessário criar um projeto, fabricar um equipamento, um penduricalho,  chamar um consultor holandês ou suisso para opinar, mediante remuneração generosa para algo avançar.
Não é difícil de imaginar a seguinte situação: algum político aguarda a mobilização dos ciclistas. Quando o numero deles crescer, marca-se uma audiência publica, chama a imprensa e, no dia seguinte, um grande out door: “vereador x , , atendendo ao ciclistas, libera elevadores para transporte de bicicletas.”, com placas de inauguração e tudo mais.
Quanta luta , guerra, gasto de tempo e energia para uma coisa tão simples, tão miúda para um ente publico decidir.
Mas os bicicleteiros, cientes dos seus direitos, e de que contará com o apoio de dos amantes das magrelas,  estão se mobilizando. E aguardem: muitas pedaladas para estes locais para, simplesmente, reivindicar o cumprimento da lei .
A Massa Crítica, Bicicletada Salvador, Meninas ao Vento , Itapagipe é do Pedal, Jabutis Vagarosos, Jarraw, amigos do Tony, e muitos outros grupos de pedais baianos já se articulam para o DIA DA LIBERTAÇÃO DOS ELEVADORES PARA O TRANSPORTE DE BICICLETA.
PARA AS AUTO ESCOLAS
=Aos diretores, monitores, professores, palestrantes,  de escolas para motoristas: os senhores esquecem  de ensinar a parte do Código de Transito que trata das bicicletas como meio de transporte. Reciclem seus instrutores=
=====================================================