sábado, 28 de maio de 2011

MENINAS AO VENTO NA PEDALADA DE 27.01.2011

Bicicletada Salvador - Massa Crítica - Maio de 2011

SEBO DO HERALDO E MARA

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PASSEIOS CICLISTICO, MASSA CRITICA, MENINAS AO VENTO

PASSEIOS CICLISTICO, MASSA CRITICA, MENINAS AO VENTO


Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com


Por vários motivos não posso participar dos passeios ciclísticos noturnos. Hoje, porém,  pela segunda vez , fui  ao do  MASSACRITICA/MENINAS AO VENTO.

Constatei que o grupo veio para ficar e é crescente: bem maior em número de pessoas e entusiasmo do  que o primeiro que participei.

Os novos que bicicleteiros que comparecem não resistem em afirmar que vão continuar. Dá para sentir a crescente participação das mulheres no movimento .

A pedalada é composta por artistas, profissionais liberais, intelectuais, empresários, formando um grupo animado, eclético ,e  simpáticas , elegantes, belas e encantadoras mulheres. O passeio é uma festa!

Percebe-se a formação de novas amizades, estreitamento das existentes e a troca de idéias, sempre voltadas para o exercício da cidadania.

Não tenho dúvida de que o movimento vai continuar, crescer e conquistaremos, com certeza, o respeito para as nossas magrelas nas ruas.Onde e quando chegam as mulheres,  todas as nossas dificuldades  diminuem; ou somem.

Fiquei feliz com as novas amizades, inclusive por ter conhecido pessoalmente o  Pyter, que já conhecia on line pela sua atuação no agito cultural do coisasprafazeremsalvador. com.br

Parabéns ao grupo ,  muito obrigado; e de tudo farei para participar de outras e outras pedaladas.

Apoveito para convidar todos para  participar dos pedais da ASBEB, todo primeiro domingo do mês, saindo às 09 da Fonte Nova, onde todos os grupos de pedaleiros se fazem presentes.

Pena que a JORNALISTA/FOTOGRAFA/CICLOATIVISTA E , MESMO QUE ELA NÃO ACEITE, “secretária”  ITANA MANGIRI, do Jabutis Vagarosos. não estava para anotar os nomes do pessoal com seu famoso bloquinho.

Buga gastou seu ship fotografando esta grande novidade que é “MASSCRITICASALVAOR.BLOGSPOTCCOM e o MENINASAOVENTO”

Foi um grande prazer para mim.

As fotos e vídeos que fizemos estarão postadas no

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
E no you tube.



Fashion Day Agitará Salvador

Cidade Fashion Day Agitará Salvador


VALCI BARRETO

-Realize encaminhado pelo Jornalista
Claudio Mota.

De 13 a 16 de junho, Salvador viverá o clima do 10º Cidade Fashion Day e da Semana de Comunicação da Faculdade da Cidade que acontecerá na  Faculdade da Cidade através dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design de Produto, Moda, e Jornalismo.

Neste ano, o tema é A Cidade Comunica: Arte, diversidade e movimento. Com  oficinas ; palestras sobre fotografia, cinema, animação, web e novas tecnologias que  serão apresentadas na sede da Faculdade da Cidade, Praça da Inglaterra.

No dia 16 acontecem os desfiles do Fashion Day, no Espaço Cultural Barroquinha, ao lado do cine Glauber Rocha,

Os debates e oficinas serão  realizados com profissionais destacados, que propiciam a troca de idéias e experiências. Haverá ampla divulgação através de textos, impressos, folders, blogs, produzidos   pelos próprios alunos,com apoio da equipe de professores.

PROGRAMAÇÃO:

13/06 (segunda-feira) – Faculdade da Cidade, Praça da Inglaterra, Comércio:

08h – Oficina Caixa Preta (sala 107)
14h – Oficina de truques fotográficos (laboratório de fotografia)
18h30 – Palestra Fotografia: a luz que delineia imagem (auditório)

14/06 (terça-feira) – Faculdade da Cidade

Exposição do cineasta ROQUE ARAUJO, “Bahia: 100 Anos de Cinema Expõe Máquinas de Construir Sonhos”.

08h – Oficina de edição de imagens (laboratório de vídeo)

14h – Oficina de animação (sala 107)

18h30 – Palestra Cinema: movimento e inclusão social (auditório)

15/06 (quarta-feira) – Faculdade da Cidade

8h – Oficina de customização de flores (sala 107)
        Oficina de tai-daí (sala de volumetria)

14h – Oficina de auto maquiagem
          Oficina de customização de acessórios (sala de volumetria)

18h30 – Palestra Experiência no Rio Moda Hipe (auditório)

16/06 (quinta-feira) – Faculdade da Cidade
8h – Oficina de web: novas tecnologias e comunicação online (sala 107)


16/06 (quinta-feira) – Espaço Cultural Barroquinha

19h – Desfile Fashion Day, com o tema Carnaval: arte e moda na maior festa popular de Salvador

Contao para informações:


Fone: 32546011

-Realize, encaminhado pelo Jornalista
Claudio Santos Mota

JORNALISMO, PROPAGADA, MODA NA SEMANA DA COMUNICAÇAO EM SALVADOR




Posted by PicasaValci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br

SEMANA DA COMUNICAÇAO EM SALVADOR

Valci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br


Neste mes de junho, acontecerá a  SEMANA DA COMUNICAÇÃO EM SALVADOR, o qual envolverá palestras, sobre temas relacionados a Propaganda, Jornalismo, Desginer, novas tecnologias , exposição de Roque Araujo, 'BAHIA, CEM ANOS DE CINEMA "




Organizado por professores e alunos da Faculdade da Cidade, terá entre os grandes atrativos o Fashion Day, que acontecerá no no dia 16.06 no Espaço Cultural Barroquinha.


As informações do evento estarão disponíveis  em blogs, que serão criados por alunos especificamente para a sua divulgação e nas mais variadas mídias que serão executadas por alunos da área de comunicação, envolvendo Jornalismo, Propaganda, Webdisner e Moda.


Os nossos sites : muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com e o Jonal www.folhadoreconcavo.com.br  apoiarão e divulgarão o evento.

De olho na cidadde

Vocês sabem onde é isso?



Dêem um zummm na janela para ver melhor


já vio algo assim?

Postado por Bugarin

DENUNCIA

Até quando vão esperar para ver se cai esse predio em frente ao Anexo da Câmara de Vereadores.


Poderia ser demolido e passar a ser estacionamento, já que é carente nesta área.

Postado por Bugarin



Eu quero VLT, BRT ONIBUS , CARROÇA E BICICLETA


 Preggo Pontocom



Cheguei lá as 14:40 e fiquei lá até esse horário, na portaria e não vi ninguem.

Dirigi-me para participar da reunião, mas não pude entrar porque  estava de bermuda, camiseta e de sandália, minha indumentária que me permite ingressar até em igrejas e fazer minhas orações. Com a mesma roupa, nunca fui impedido de entrar nem mesmo em reuniões  organizadas na Camara de Vereadores , como uma das agendadas pelo ex vereador Valdenor Cardozo. Como não considero que as minhas indumentárias  agridem pessoas ou órgãos públicos, notadmente em uma cidade turística onde a bermuda é aceita em todos os cantos, não irei a estes tipos de reuniões se tiver que trocá-las.

Uma cidade quente, uma reunião que trata de mobilidade, em que a bicicleta deve ser considerada, não vejo porque um militante do ciclismo tenha que usar calça comprida e sapado para dela particpar.

Nada contra às exigências, mesmo porque deve ser um meio utilizado pelo poder público para afastar pessoas destes eventos. Talvez até, quem sabe  quem sabe,seja esta a intenção: poucos decidirem pelos destinos de quem na verdade, tem mais a ver com transporte coletivo, publico, bermuda, sandália , camiseta e bicicleta, do que com carro e paletó ou calça comprida e sapato fechado. Nossa cultura caminha para as sandálias, bermudas, shorts e não para a jaqueta , o paletó, a fraque.

 Continuarei a ir andar pela cidade com minhas roupas, notadamente para este tipo de reunião , já que abertas ao públcio. Se não puder entrar, sem problema: não falta o que fazer em nossas ruas em favor da mobilidade urbana. Aliás, nas ruas e não neste gabinetes é onde estão as reividicações e soluções.

Alberto.bugarin
Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspot.com



Cheguei ao local no horário marcado e ninguem ainda havia chegado, segundo fui informado.

Postado por Bugarin

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CLEMENT COMENTA

CLEMENT(PRONUNCIA-SE CLEMONT) É UM frances que estuda mobilidade urbana em bicicleta na UFBA , atua no movimento cicloativista baiano e usa a bicicleta como unico meio de transpotre. É um dos mais atuantes do movimento em favor das bicicletas em Salvador. 


Caro Clement, eu é que agradeço a sua correção. Estarei lá neste proximo se não chover na minha saída de casa.


abraçao.


hoje pago a divida da consulta que voce me fez.


abraçao.




Caro Valci, obrigado pelo apoio!

Corrigindo a informação...


Os dois eventos são ocasiões de celebrar a magrela como meio de transporte, mas também de mostrar que todos podem resgatar nosso direito ao espaço público, e a andar pelas ruas de maneira segura. Cada mese tem um tema diferente, e saimos fantasiados!

Abraço
Clément

BRUTALIDADE DOS MOTORISTAS DE VEICULOS-BICICLETAS COMO MEIO DE TRANSPORTE

PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR – BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE – BRUTALIDADE DOS MOTORISTAS DE VEICULOS.

VALCI BARRETO

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com


Todo primeiro domingo do mês acontece em Salvador um passeio ciclístico,  saindo da Fonte Nova , Dique do Tororó, 09 da manhã. É um passeio lento, gratuito, participando pessoas de todas as idades com roupas de uso comum, e com qualquer bicicleta, desde que rode, e tem apoio da Policia Militar, Transalvador e Pelotão Águia. Quem doar um kl de alimentos concorre a bicicletas e equipamentos em sorteios que são realizados no final do passeio. O roteiro é sempre publicado no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com 

=====MENINAS AO VENTO====

Toda ultima sexta feira do mês, acontece o passeio ciclístico, MENINAS ao vento, que atualmente sai  entre 18.30 19 horas, do Largo do Rio Vermelho, com destino À Barra. Antes de ir , leia o roteiro no muraldebugarin.com, massacriticasalvador, bikebook.blogspot.com, onde sempre há informações a respeito.

Trata-se de um passeio lento, gratuito, atuando como força política em favor das bicicletas nas ruas como lazer e meio de transporte. O MENINAS AO VENTO acompanha o MASSACRITICASALVADOR. Apesar do nome , homens também participam. Façam contatos com

DIA MUNICIPAL DO CICLSITA EM SALVADOR


06 DE JUNHO é comemorado em Salvador o DIA MUNICIPAL DO CICLISTAS E SEMPRE É COMEMORADO COM UM GRANDE PASSEIO EM BICICLETA. Fiquem atentos, pois publicaremos matérias a respeito.

JABUTIS VAGAROSOS.

Não tem dia certo para pedalar em quase todos os finais de semana e feriados compridos ele acontece com uma duas , cinco ou mais pessoas. Não há compromissos de roteiros. A única certeza é quanto à pontualidade de local e hora de saída.

O perfil deste passeio está publicado no muraldebugarim.com, bikebook.blogspot.com e no Google, procurando por CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS.
=================
LUGARES QUE VISITAMOS QUANDO ESTAMOS PEDALANDO, NOTADAMENTE NO  JABUTIS VAGAROSOS:
=Canto da Praça: um grupo de chorinho , samba, MPB, tocando e cantando, de graça, no Jardim de Nazaré, todos os domingos, das 09 às 12 horasm Salvador Bahia.
......................

COLECIONISMO - SELOS , FOTOS MOEDAS ANTIGAS=

=Todos os sábados, das 09 às 12 horas, exposição e vendas de selos, cartões postais,  e de moedas antigas, na séde dos Correios , na Pituba.
..............
=Café da manhã, reforçado, no mercado da Ceasa do Rio Vermelho, do Donana. Mocotó, ensopado, sucos, bolos.

=Delicatessem ALBANE, na Pituba, nas proximidades da Sede dos Correios=Almoço, café da manhã, tipo nordestino, reforçado, de domingo a domingos: bolos cuscuz , mingaus, banana cozida e frita; mocotó rabada.

=Biblioteca comunitária do CALABAR, onde sempre vamos fazer doações de livros e revistas.

=SEBOS, BARRACAS DE FRUTAS, FÉRIAS DE TODOS OS TIPOS, INCLUSIVE FEIRAS LIVRES, DE LIVROS , EVENTOS DE RUA DE UM MODO GERAL.
=BAR O BONITAO, NA AVENIDA SETE, ONE COMEMEMOS CHURRASCO DE GATO, CAMARAO NO ESPETO, FRUTAS E REQUEIJAO.

-----------------------------------------------------
...............DOAÇÕES DE LIVROS EM SALVADOR===


=Livros usados, ponto de vendas, na Ladeira de Funil, Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, em frente à empresa Resul, de domingo a domingos. Se você tiver livros e revistas usadas das quais não mais necessita, leve para doá-las ao senhor Alfredo, pessoa humilde, que  agradece as doações.
................................................................
=No Farol da Barra e no Dique do Tororó, Rua de Lazer: as ruas ficam fechadas para o transito e livres para as crianças pessoas de todas as idades curtirem uma rua sem carro, com bicicletas, caminhadas, danças, quadriciclos  e atrações surpresas.
......................................................................
=Museu de Arte Moderna da Bahia; leve suas crianças, aos domingos, a partir das 15 horas para pintar , de graça, com o artista plástico Maninho. Tinta, material, tudo de graça. Todos os domingos, a partir das 15 horas até o por do sol.
.....................................................................
=vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por bikebook.blogspot.com, valci barreto, muraldebugarin.com
..................................................................
=Palacete das Artes, na Graça, sempre exposições surpreendentes, inclusive de Rodin. E café que nada deve aos europeus.
.................................................................


=Não jogue livros, revistas nem brinquedos usados no lixo: faça doações para entidades que os recebem como :
...............
=LIVROS, BRIQUEDOS, OBJETOS EM GERAL: Igrejas da Vitória ; Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba; Rádio Excelsior;
...................
LIVROS E REVISTAS USADAS: senhor Alfredo, na Sete Portas, de domingo a domingo, menos quando está chovendo. Pessoa humilde vive dos livros que recebe de doações;
..................
LIVROS: o Gaucho, no Comércio, em frente à Faculdade Unijorge, Rua Miguel Calmon. Pessoa humilde, vive também de venda de livros usados.
...................
=Quando viajar para o interior ou para as periferias da sua cidade, leve  livros e revistas usadas e entregue para crianças, pedindo que elas as conservem. É uma forma de ensinar a ler, a  propagar a cultura e exercitar a cidadania.

Não há necessidade de  ONG, IGREJAS , OU ENTIDADES PARA VOCE FAZER O BEM.  Reserve para estas as grandes operações como ajuda a vítimas de catástrofes, por exemplo . Você pode fazer o bem, sem se cansar, levando um livro, um brinquedo, um doce para uma criança cuja doação você pode fazer no próprio caminho. Não precisa você pegar um carro, deslocar-se para longe , para levar estas coisas a algum lugar: por onde você passa , onde trabalha, há sempre alguém que gostaria de receber o que você quer jogar no lixo. Descubra por onde você anda, no seu próprio trajeto, no seu trabalho, pessoas que gostam de ler, o que gostam de ler e faça a doação do livro que você não quer mais em sua casa.
.................
=Em Jaguaquara, no Hotel Irmãos Vaz, o vigia da noite, Moisés, gosta de ler. Está formando uma biblioteca em sua própria casa, no bairro da Casca . Quem for para Jaguaquara, leve livros ou revistas para ele. Qualquer livro. O Que ele não quiser ele mesmo repassara para outras pessoas ou para a biblioteca do Município, que é vizinha ao seu trabalho.

Crianças adoram revistinhas infantis.

=veja no you tube, vídeos nossos, procurando por

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Pedalando em Salvador.


BRUTALIDADE DOS NOSSOS MOTORISTAS.

Na semana santa a Bahia foi campeã em acidentes de veículos. Segundo a mídia, até a ONU se referiu a este fato, através de seus órgãos  competente. Normalmente culpas estradas e defeitos do veiculo . As estatísticas demonstram que os itens que o que mais contribue para a violência no transito é a má educação, a desatenção, dirigir com sono e  a combinação de alccol e volante .

O ciclista tem o direito de circular na mesma posta do veiculo. O ciclista não é obrigado a sair da frente do veiculo para ele passar , porque a preferência é da bicicleta e não do carro. O ciclista  deve conduzir sua bicicleta do lado direito da pista e  no mesmo sentido dos carros. A cessão de passagem deve ser dada em local seguro, usando os mesmos princípios para o carro.

Segundo opinião dos ciclistas baianos, os mais embrutecidos no transito, em relação à bicicleta, são motoristas de ônibus, taxis e utilitários, ganhando , disparado, os motoristas de ônibus em falta de respeito ao ciclista.
Qualquer veiculo, ao ultrapassar um ciclista, deve guardar distancia não inferior a um metro e meio.

Você que anda de taxi, ônibus, que tem parentes dirigindo veículos, repassem estas informações. Tente passar esta mensagem para seus amigos e parentes, notadamente os que dirigem taxis e ônibus.

Quando estiver como passageiro de taxi e este não respeitar as regras de transito, não respeitar o ciclista que está sem sua frente, contribua por uma vida melhor para todos, pedindo que eles respeite quem está em bicicleta. O direito de circular do ciclista não é menor do que o dele enquanto taxista. O taxista que não respeita o ciclista será o mesmo que não respeita o passageiro quando este circula na condição de pedestre.

Quando estiver tomando curso de motorista, renovando ou tirando carteira, peça ao instrutor para falar sobre o direito do ciclista pedalar nas mesmas ruas usadas pelo carro.

Quase nenhuma escola de motorista trata deste caso.

Se você tem parente, amigo, motorista de taxi ou de ônibus, faça o mesmo pedido. Todos nós podemos contribuir por um mundo melhor.

SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA

Salvador é plana para bicicletas e,  mesmo com a brutalidade dos nossos motoristas, há alternativas para pedalar em muitos espaços da nossa capital.  O caos já implantado em nosso transito, com seus gigantescos  engarrafamentos, criará o momento em que não será possível trafegar de carro em muitos espaços. Os donos de carros não deixarão seus veículos por questão ecológica, pelo amor ao planeta  nem pelo “ desconforto” de andar de bicicleta ou a pé. As pessoas  de um modo geral também não trocarão ônibus por bicicleta, mesmo para trajetos pequenos. De um modo geral estas pessoas vão preferir mudar de cidade do  que mudar de estilo de vida em relação ao carro e ônibus. Muitas delas, porém, como funcionários públicos, empregados de um modo geral do comercio, não podem escolher onde morar enquanto estiverem trabalhando. Terão, então, que conviver com um sistema de transporte de massa cada vez mais difícil, demorado, desconfortável. Porém, muita gente está disposta a usar a bicicleta como uma alternativa de transporte para pequenas distâncias; Estas pessoas é que poderão fazer a revolução das bicicletas em nossa Capital. Mas a maioria delas transitar de bicicleta em nossas ruas  por conta  das ladeiras, calor e , sobretudo,   falta de respeito por parte dos motoristas de veículos.

O calor pode ser vencido com uma simples toalha molhada,  pelo menos como um paliativo na falta de um banho de chuveiro.

As ladeiras , elas não existem em Salvador para as bicicletas. A nossa cidade é plana: pedala-se de Praias do Flamengo até a Ribeira, Bonfim, Comercio, Vasco da Gama, Pituba, sem subir uma ladeira sequer. Os pequenos aclives para a parte alta da cidade, como Contorno, Montanha, Taboão, São Raimundo, o ciclista pode vence-las simplesmente empurrando a bicicleta que hoje são muito leves. A maioria das nossas ladeiras como Barra, Contono, Montanha, Taboão, Vale do Canela, Vale de Nazaré pode ser vencida , empurrando bem devagar a bicicleta  em menos  de dez minutos em cada uma, tempo menor do que a espera por ônibus.


BRUTALIDADE, ESTUPIDEZ, FALTA DE RESPEITO DO MOTORISTA DE CARRO.

Para quem já anda de bicicleta em Salvador, este é o único problema; é o único limitador . Porém, se cada um de nós, ciclistas, levarmos um bilhete , já que se falar você pode até apenhar de algum, tentando conscientizá-los de que  o carro não tem mais direito de uso da pista do que a bicicleta; de que o código nacional de transito atribui o direito de preferência à bicicleta e não ao carro; de que quem mata , mutila e engarrafa o transito é o carro e não a bicicleta, muita coisa pode mudar. O direito à pressa, ao estress do motorista não é maior do que o direito de andar devagar de quem está em bicicleta. Ninguém é obrigado a se jogar na pista, a sair correndo , quando circulando em bicicleta, para o carro passar. Cumprindo o ciclista  a sua obrigação enquanto pedala, o motorista é obrigado a respeitar a sua velocidade, a aguardar o oferta de passagem. E o motorista, ao ultrapassar, deve guardar uma distancia de pelo menos um metro e meio entre o carro e a bicicleta. ISTO É DA LEI.



Uso muito a bicicleta no meu dia a dia. Não preciso de carro nem de moto em todos os momentos e para todos os espaços. O carro é para transportar- me  para distancias superiores a cinco quilômetros; carregar peso que a bicicleta não suporta; levar-me a eventos sociais que exijam indumentárias formais; e, no dia a dia de trabalho, o paletó e a gravata também são limitadores. Não por conta da roupa em si, mas pela falta de banheiros adequados em cada lugar que eu tenha que passar.

No mais, faço tudo em bicicleta. E são milhares de pessoas fazendo o mesmo em Salvador. Não faço para ser diferente; faço por que é mais fácil, prazeroso; econômico e, confesso, bem mais simples do que dirigir um carro, procurar estacionamento, enfrentar flanelinhas , engarrafamentos e tantos inconvenientes que só os verdadeiramente apaixonados por carro podem suportar. Nós , que pedalamos, há muito já descobrimos estas possibilidades . E  quanto mais gente aderir a esta prática , mais respeito poderá advir , até mesmo pelos mais arrogantes , mal educados e desrespeitosos motoristas.


Vamos continuar aguardando  as  políticas públicas em favor das bicicletas; comemoramos quando elas foram implementadas. Porém, enquanto não vêm , vamos pedalar do jeito que está aí, sem ciclovias, ciclofaixas , mesmo porque, governo nenhum do mundo vai implantar ciclovias em todos os espaços, nem estreitar as ruas para os carros. mesmo com a brutalidade dos nossos motoristas.

Não tenho duvida de que, quem começar hoje, já vai se arrepender por não ter feito antes.

O sucesso das bicicletas nas ruas depende muito mais de nós , ciclistas, cicloativistas, bicicleteiros, amantes do pedal, do que de obras do governo que, com certeza,  muitos da nossa geração não alcançarão. Quantos já morreram desde o projeto até a implantação, ainda não ocorrente, do nosso micro-metrô?

Se mais gente fizer como nós, pedalando pelo menos locais e horários possíveis, nem precisa vir ciclovias: elas já estão aí: nossas ruas, que não é somente do carro.

A poderosa indústria do carro; os poderosos empresários do transporte urbano, de tudo farão para não haver ciclovias , ciclofaixas , nem metrôs ou trens.

Assegurando a lei que transitemos pelas ruas com nossas bicicletas, não há necessidade de esperar por obras públicas em favor das bicicletas. Elas não virão, senão em pequenos espaços . Mas delas, ciclovias, também não precisamos. O que precisamos mesmo é nos fazer respeitar enquanto cidadãos que tem o mesmo direito que o motorista de veiculo na ocupação das vias públicas.

Não somos contra o carro. Somos contra a  forma abusiva, desrespeitosa, egoísta, como o carro é usado, patrocinado pelo Estado que tem o dever de implementar políticas em favor de transportes alternativos seguros, como a bicicleta e transporte de massa seguro e barato, como é do feito dos estados democráticos e civilizados.

Ocupemos, então os espaços que são do carro, mas são também nossos.




Vocês nos encontram nos passeios ciclísticos e cyberespaço, procurando por:

Valci barreto
Bikebook.blogspot.com
Facebook
Muraldebugarin.com
Twitter
You tube
Google
www.folhadoreconcavo.com.br












...........
Todo primeiro domingo do mês acontece em Salvador um passeio ciclístico,  saindo da Fonte Nova , Dique do Tororó, 09 da manhã. Quando o primeiro domingo do mês coincide com feriado, o passeio é adiado ou antecipado. No primeiro domingo após o Passeio da Asbeb, acontece o pedal ITAPGIPE É DO PEDAL. No seguinte domingo, o passeio é do grupo de Narandiba. Saibam, mais, visitando os blogs: muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com.
..............
=canto da praça, tocando e cantando de graça no jardim de Nazaré, todos os domingos, das 09 às 12 horas.
......................
=Exposição de equipamentos cinematográficos antigos e exibição de filmes, na Biblioteca dos Barris. O evento é gratuito, tanto para ver os equipamentos quanto para assistir aos filmes. Aberta também aos sábados e domingos.
..................
=Todos os sábados, das 09 às 12 horas, exposição e vendas de selos, cartões postais,  e de moedas antigas, na sede dos Correios , na Pituba.
..............
=Café da manhã, reforçado, no mercado da Ceasa do Rio Vermelho, do Donana. Mocotó, ensopado, sucos, bolos.
...............
=Livros usados, ponto de vendas, na Ladeira de Funil, Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, em frente à empresa Resul, de domingo a domingos. Se você tiver livros e revistas usadas das quais não mais necessita, leve para doá-las ao senhor Alfredo, pessoa humilde, que  agradece as doações.
................
=No Farol da Barra e no Dique do Tororó, Rua de Lazer: as ruas ficam fechadas para o transito e livres para as crianças pessoas de todas as idades curtirem uma rua sem carro, com bicicletas, caminhadas, danças, quadriciclos  e atrações surpresas.
.............
=Museu de Arte Moderna da Bahia; leve suas crianças, aos domingos, a partir das 15 horas para pintar , de graça, com o artista plástico Maninho. Tinta, material, tudo de graça. Todos os domingos, a partir das 15 horas até o por do sol.
.................
=vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por bikebook.blogspot.com, valci barreto, muraldebugarin.com
................
=Palacete das Artes, na Graça, sempre exposições surpreendentes, inclusive de Rodin. Atualmente, exposição de esculturas de Krajcberg.
.................
=Não jogue livros, revistas nem brinquedos usados no lixo: faça doações para entidades que os recebem como :
...............
=LIVROS, BRIQUEDOS, OBJETOS EM GERAL: Igrejas da Vitória ; Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba; Rádio Excelsior;
...................
LIVROS E REVISTAS USADAS: senhor Alfredo, na Sete Portas, de domingo a domingo, menos quando está chovendo. Pessoa humilde vive dos livros que recebe de doações;
..................
LIVROS: o Gaucho, no Comércio, em frente à Faculdade Unijorge, Rua Miguel Calmon. Pessoa humilde, vive também de venda de livros usados.
...................
=Quando viajar para o interior ou para as periferias da sua cidade, leve livros e revistas usadas entregue para crianças, pedindo que elas os conservem. É uma forma de ensinar a ler e a exercer a cidadania.
.................
=Em Jaguaquara, no Hotel Irmãos Vaz, o vigia da noite gosta de ler. Está formando uma biblioteca em sua própria casa, no bairro da Casca . Quem for para Jaguaquara, leve livros para ele. Qualquer livro. O Que ele não quiser ele repassará.
..................
Há sempre uma pessoa que gosta de ler , pelo seu caminho. Para descobrir, basta perguntar, observar que junto de você há sempre alguém que gosta de ler: nos estacionamentos, padarias, farmácias, lojas. Crianças adoram revistinhas infantis. O lixo jamais é um bom caminho para livros, revistas e brinquedos usados.
.................
=veja no you tube, vídeos nossos, procurando por
Vistem o site MASSA CRITICA, de Salvado: grupo de cicloativistas pelando pelas ruas de Salvador.
..........................

Valci barreto,Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspot.com
www.folhadoreconcavo.com.br



QUANDO TEREMOS ISTO NA BAHIA?

Posted by Picasa

terça-feira, 24 de maio de 2011

CARLOS PITA 1 NO TCA M4H03209 .MP4

TETÊ ESPÍNDOLA E CARLOS PITA NO TCA M4H03216 .MP4

TETÊ ESPÍNDOLA 5 NO TCA M4H03215 .MP4

TETÊ ESPÍNDOLA 4 NO TCA M4H03214.MP4

TETÊ ESPÍNDOLA 3 NO TCA M4H03213.MP4

COMUNICADO FEBRABAN - UTILIDADE PÚBLICA


Febraban orienta a não aceitar notas manchadas de tinta


A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.

A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.


Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

Fonte: Andhrea Tavares / Rádioagência Nacional
 
OBS: QUEM MESMO DE BOA FÉ ACEITAR UMA NOTA MANCHADA, AO REPASSÁ-LA PODE SER SUSPEITO OU ATÉ MESMO PRESO ATÉ QUE PROVE SUA INOCÊNCIA.
PARA ESTAR A SALVO DESSE PROBLEMA NUNCA ACEITE NOTAS MANCHADAS.


REPASSE ESTA MENSAGEM PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS. ELES PRECISAM SABER E PARA NÃO TEREM ABORRECIMENTOS E PERDAS FINANCEIRAS




--
"O BRASIL, DESDE O SEU DESCOBRIMENTO, VEM SENDO PILHADO
 POR QUEM DEVERIA PROTEGÊ-LO"
 ATÉ QUANDO VAMOS ACEITAR PASSIVAMENTE?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PESQUISANDO NO BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM

Você pode ver bem mais matérias publicadas neste blog da seguinte forma:
Roando a pagina e embaixo, clicar em “paginas mais antigas”.

Assuntos como passeios de bicicleta, ciclismo, cicloturismo, bicicleta, bicicletada, livros usados, você pode encontrar postando a palavra no quadrilátero acima da pagina, e clicar na lupa para a matéria aparece.

Temos muitos vídeos no you tube sobre livros , bicicletas pontos culturais.

Temos ainda o nosso parceiro: muraldebugarin.com, com milhares de fotos sobre nossos passeios.

Se tem pedal, ta no mural.

Visitem o ssitos de meninas ao vento; massa critica em salvador/ muraldeaventuras.com.br.

Qualquer dúvida, é so passar e mail para nos.

M4H03212 TETÊ ESPÍNDOLA 2.MP4

TETÊ ESPÍNDOLA 1 no TCA M4H03211 .MP4

M4H03210 CARLOS PITA 2.MP4

domingo, 22 de maio de 2011

VALCI BARRETO PEDALANDO EM SALVADOR




A nossa intenção é mostrar para as pessoas: mesmo com os motoristas arrogantes e mal educados, é possivel pedalar em Salvador, pincipalmente nos finais de semana ou feriados. Para demonstrar que os poucos aclives que existem em salvador não são obstaculos para passeios de bicicleta pelo centro da cidade. Qualquer aclieve como ladeira da Preguiça, Motanha, Vale dos Barris, Taboão, Vale de Nazaré, por onde sempre estamos pedalando, pode-se subir empurrando bicicleta sem gastar mais do que dez minutos em cada uma delas , bem devagar e sem se cansar. O exacerbado uso do veiculos cegou as pessoas para as possibilidades da bicicleta como transporte, lazer e esporte.

Para as mulheres que desejarem pedalar, o MENINAS AO VENDO, que podem ser vistas no site MASSACRITICA EM SAVADOR, está com ações voltadas para usar a bicicleta em idas a restaurantes, shows, shoppings , teatro e cinema, sem perderem o chamar.

Além de passeios que cada um faz no seu dia a dia, o grupo se reune uma vez por mes, a ultima sexta feira do mes.

Vjeam no muraldebugarin.com

SE TEM PDEAL, TÁ NO MURAL.

ANDARILHOS URBANOS

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

LANE QUINTO NO SEBO PRAIA DOS LIVROS

silvinha do mingau,PARA LINDA BEZERRA.