sábado, 9 de outubro de 2010

PEDAL DA ASBEB, NAO VOU PODER.

Meus amigos, infelizmente não poderei participar do nosso passeio da asbeb de domingo, dia 10.10. Assumi um compromisso com uma filha minha no horario da manhã. Desejo um feliz passeio para todos. Ana Biker veio de recife para este passeio.

Uma dica para os pedalantes: de domingo a domingo, café nordestino com carne do sol, sarapatel, cuzcuz, beijos, um monte de coisas: CEASA DO RIO VERMELHOR, de Claudia, uma moça bem simpática , muito atenciososa.

O café e restaurante funciona de domingo a domingo e em todos os feriados. Nos domingos e feriados é tudo mais reforçado.

Dica do bikebook.blogspot.com
www.folhadoreconcavo.com.br
muraldebugarin.com.

Um feliz passeio para todos voces.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ITAPAGIPE é DO PEDAL E BANDEIRANTES CONVIDAM

Queremos convidar a todos os ciclistas e cicloativistas de Salvador e região, para o pedal das Bandeirantes, que este ano será realizado no dia 17/10/2010, na região de itapagipe. O evento já tem acontecido em outros anos, estando na sua 7ª edição e visa arrecadar donativos para as crianças carentes e abrigos da cidade. Na oportunidade, serão realizadas oficinas para as crianças e adolescentes da região de itapagipe, e este ano terão o apoio do Grupo Cicli­stico Itapagipe é do Pedal. Por este motivo, estamos convidando todos os ciclistas e Grupos organizados, para se enganjar no movimento, para que possamos trazer um pouco de alento para os mais necessitados. Na data será fornecida uma camisa alusiva ao evento a todos os ciclistas participantes, que deverão doar 02 (dois) quilos de alimentos não perecí­veis, e no final concorrerão ao sorteio de vários brindes. O evento sairá do largo da madragôa ás 09:00hs, passando pelo largo do papagaio, Rua Henrique Dias, Largo de Roma, retornando pelo Caminho de Areia até a Ribeira. Advertimos que o propósito é arrecadar donativos, por isso será em ritmo lento, para que as crianças possam solicitar os donativos de casa em casa, e teremos varias paradas. Na data do evento, no largo da Madragôa, serão cadastrados novos membros que queiram fazer parte do movimento Bandeirantes entre as crianças e adolescentes, bem como adultos que se propunham ser voluntá¡rios. Contamos com a participação e colaboração de todos. Um Abraço Sep 30, '10 12:21 PM
for everyone

BRIGA IMPEDE FEIRA



Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com



Todos os anos,  no início de outubro, acontece uma festa beneficente organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Luz,  Pituba, com shows, barracas de comidas , sorteios e afluência de grande público.

A feira  de brechós, livros, CDs, roupas, objetos usados de um modo geral, obtidos de doações próprias e de campanhas de fiéis,  permite  uma arrecadação que muito contribui para as obras sociais da Igreja.

Em 2010 a feira  não acontecerá por conta de desentendimentos entre lideres religiosos da  cúpula daquela paróquia.

Sou um dos freqüentadores do evento, onde compro   livros, revistas usadas e me divirto com tudo que ali é oferecido, como o delicioso sarapatel da Barraca da Bahia.

Sem a feira, fiquei sem meus livros, artistas jovens sem mostrar seus trabalhos;  fiéis aborrecidos; a igreja sem arrecadar e muita gente das comunidades carentes sem a ajuda que a feira promove; enfim,  uma “quebra geral” na “cadeia produtiva” do evento. E três dias sem a festa que muitos passam o ano todo esperando, como Ana Biker, baiana que mora em Recife e que sempre  faz  coincidir sua agenda de visita a familiares em Salvador com a Feira da Fraternidade  da Igreja Nossa Senhora da Luz.

Agora é esperar a  da Igreja da Vitória.
============================
=Não jogue livros usados no lixo, faça doações.
=Por lei, o motorista deve respeitar a  preferencia da bicicleta no transito. O motorista não tem o direito de buzinar para o ciclista sair da sua frente. O ciclista tem o direito de circular na mesma pista do carro. Quem diz é o Codigo Nacional de Transito.
=PARTICIPE DOS PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR.


VEJA COMO, no bikebook.blogspot.com e no muraldebugarin.com


==========================================================






quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JABUTIS VAGAROSOS NO BRECHÓ DO PARQUE DA CIDADE.

Valci Barreto.
bikebook.com.br
muraldebugarin.com

No sábado, 09 horas da manha, o Jabutis Vagarosos estará saindo da Ciclovia da Cenentário,  pedalando em direção ao Parque da Cidade para se fazer presente ao ECO BRECHO que é a cara do Jabuti.

Como sabem, jabuti marcou, vai acontecer. Não precisa perguntar se vai ou não acontecer. Leia a cartilha dos jabutis para não haver duvida de como funciona o nosso passeio. Se alguem tiver duvidas, pode nos escrever e mail ou postar comentários no bikebook.com.br que daremos com prazer as informações.

Pode vir com qualquer bicicleta, desde que rode. Todos convidados, de todas as cores e credos. Como sempre,pedimos aos mal humorados, apressandos, gente que reclamada de tudo para não vir: nosso passeio é alegria, bom humor e muita distancia de gente chata e que chega atrasada. Os atrasados já sabem: Jabutis não espera.

================================================



Os antigos já sabem como funciona.  Os que não conhecem o Jabuti terão esta grande oportunidade, mas pedimos, por favor: não venham ser ler a cartilha dos Jabutis Vagarosos. Tem gente que não lê e se arrepende... o primeiro teste para sair no Jabuti é ter paciencia para ler nossa cartilhas, que está publicada aqui mesmo. é so procurar. se não achar, mande e mail para nós que responderemos com prazer.


====
Minha cara Ana Biker, que está em Recife: Infelizmente este ano não acontecerá a feira da Paróquia Nossa Senhora da Luz que voce tanto gosta. Não vai acontecer mesmo. Já foi decidido. Detalhes lhe passarei por e mail.

valci.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PEDAIS E MAIS PEDAIS.

Valci Barreto
bikebook.com.br
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br


Primeiro, parabens ao Narandiba pelo pedal para votar. Podemos chama-lo, de PEDAELEIÇÃO, PEDALEIÇÃO, BIKEVOTAÇÃO, PEDALVOTAÇÃO, VOTAÇÃOPEDAL, ELEITORPEDAL, PEDALVOTANTE  e outras variações. Votem em um destes nomes, ou criem outros, para deixar a marcar consagrada, já para o segundo turno.

O que fez o Narandiba é para ser copiado. Coisa boa deve ser copiada. Um companheiro de pedal, que participa do muraldeaventuras, garantiu que o seu voto para o  segundo turno será de bicicleta. e que irá propor ao muraldeaventuras uma movimentação neste sentido.  Vamos esperar que este grupo, que enfeita com suas bicicletas as noites da Paraela e os matos da Bahia, participe desta movimentação:pedalando para votar. O jabuti já aderiu ; se todos aderirem será uma grande conquista para os bicicleteiros baianos. Vamos mater de ciume o pessoal de carro em engarrafamentos .

Proponho ainda, para um futuro: pedal das flores, picole, sorvete, pipoca para distribuir aos motoristas nos engarrafamentos, convidados-os para pedalar e com mensagens do tipo: venha pedalar conosco, vamos fazer uma cidade mais humana, coisas assim, criação não tem limitetes.

O muraldeaventuras, itapagipe é do pedal, amigosdotony, Jabutis vagarosos, sempre presentes no movimento cicloativista baiano , vamos começar?

Jabutis, que não tem grana, levará pipoca que é mais barata! 










Agora vamos aos pedais: dia 10.10 próximo domingo, teremos  PEDAL DA ASBEB, o grande agredor e revolucionário pedal baiano, saindo 09 horas da fonte nova.

O grande pedal Porão Bonfim, organizado pela dona Alda e o grande Gison Cunha.

Há outros passeios e muita gente estará pedalando em direção ao Parque da Cidade para o grande Brechó.

De setembro até o final do verão, salvador ferve com o axé . Agora tem a companhia dos passeios com elevado número de adesões.

É tempo de pescar bicicleteiro; vamos lançar nossas redes...

Muitas mulheres estão animadas para começar.

 O passeio de domingo, saindo da Fonte Nova será uma opotunidade para mais adesões. Estarei lá com o Jabutis Vagarosos.

Não saiam de casa sem abrir o mural:

muraldebugarin.com.
SE TEM PEDAL,TÁ LA NO MURAL.

leia www.folhadoreconcavo.com.br

AMADEU ALVES E FABRICIO RIOS NO SESI DO RIO VERMELHO.


Adicionar legenda

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brechó Eco-Solidário, Parque da Cidade, Salvador - BA

 O QUE? Brechó Eco Solidário/Dialogues 2010
QUANDO? 09 de outubro
ONDE? Parque da Cidade
QUE HORAS? Das 10 às 17h

A quinta edição do Brechó Eco Solidário acontecerá dia 09 de outubro, no Parque da Cidade, das10 às 17h.  O público participante poderá adquirir produtos em troca de “grãos”,  a moeda solidária que circula no Brechó. Esta moeda pode ser adquirida antecipadamente, nos postos de troca indicados, ou no local, no dia do evento, se dirigindo ao Banco Solidário, para, então, poder participar de todas as atividades disponíveis.

Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. O evento tem como objetivo principal, promover a conscientização sobre os efeitos do consumo excessivo nas mudanças climáticas atuais, e estimula os participantes a refletirem sobre formas mais saudáveis de consumir, com menos desperdício, priorizando a compra e o uso de produtos desenvolvidos por cooperativas de economia solidária.

Neste ano, o Brechó Eco Solidário será a expressão brasileira do evento francês Dialogues en Humanité, que se realiza também anualmente desde 2002 em Lyon, e agora se descentraliza, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo.

Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

Danielle Miterrand (ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés), Patrick Viveret (filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza”) e Genéviève Ancel (Coordenadora doDialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional) estarão em Salvador, participando de discussões nas Ágoras de diálogo com o público do evento.

O Brechó acontece anualmente, e em sua programação, e além do mercado de troca de produtos oriundos de inúmeras cooperativas, proporciona ao público, também, diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qi qong, massagens, reiki).

Este ano, o Brechó acontecerá dia 09 de outubro no Parque da Cidade, das 10 às 17h, e o público poderá obter produtos de utilidade como roupas, utensílios, acessórios, livros, entre outros, em troca da moeda “grão”.

Caso o participante deseje, poderá levar seus produtos em bom estado diretamente aos postos de troca no local, trocar esses produtos por “grãos”,  para, então, participar do mercado de trocas.

Todas as edições anteriores do Brechó foram realizadas por universidades, a exemplo da UFBA E UNIFACS, com a parceria de outras instituições, sobretudo do setor público, e ONGs. Em 2010, o evento será coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, e conta com o trabalho voluntário de cerca de 250 pessoas, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Unijorge, Universo e ITCP/IFBA), empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos.

Como atividade preparatória para o Brechó/Dialogues 2010, será realizado um Seminário no dia 08/10, das 14 às 18h no Auditório I da Unifacs, promovido pelo Programa Interno de Consumo Consciente.

 O evento será aberto ao público e a programação está disponível no seguinte endereço: http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/projetos

SERVIÇO:
O QUE? Brechó Eco Solidário/Dialogues 2010
QUANDO? 09 de outubro
ONDE? Parque da Cidade
QUE HORAS? Das 10 às 17h
Outros sites para informações sobre os eventos:
 Vídeos de 20 minutos, em duas partes, sobre o Brechó Eco-solidário http://www.youtube.com/watch?v=r9nVphd48zg  e


****************************************************************************
Prof. Dr. Emerson Andrade Sales
Instituto de Quimica
Departamento de Fisico-Quimica
Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM - EPUFBA
Programa de Engenharia Industrial  - PEI
Coordenador do LABEC - Laboratório de Bioenergia e Catálise
http://www.teclim.ufba.br/labec 
Coordenador do Programa UFBA Ecológica
Universidade Federal da Bahia
fone: 55-71-3283.9798  / ...9790
fax: 55-71-3283.9892
http://www.quimica.ufba.br/
http://www.teclim.ufba.br/site/index.php
Posado por Bug

Pedalando nas Eleições

Mais um ano de eleição e o 6º ano do grupo ciclístico de Narandiba - gcn, pedalando nas ruas de Salvador, e praticando cidadania usando o poder do voto pra votar nas pessoas que apoião o ciclismo em salvador e no brasil.

Nosso roteiro;
ida - narandiba, Av. edgard santos, ladeira do hospital Roberto Santos (colégio Roberto Santos), (UNEB) Rua Silveira Martins, (colégio estadual polivalente do cabula), via expressa do cabula, Av. Mario Leal Ferreira, ladeira de brotas (colégio Luiz Viana Filho), Av. Horto Florestal, Av. Juraci Magalhães, chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz (escola municipal Teodoro Sampaio), saímos Santa Cruz, vale das pedrinhas, areal, (colégio estadual polivalente de amaralina). 

volta - areal, vale das pedrinhas, Av. Juraci Magalhães, Av. ACM, Av. Luiz Viana Filho, Av. Edgard Santos, finalizando em Narandiba no centro de vistoria do detran. 

E no final festejamos o aniversario do fundador do grupo o grande Edson Peixoto, com direito a uma bela feijoada. estiveram presente no pedal e na comemoração; Jorge do apito, Nivaldo, Nei, Claudio, Darci, Nestor, Bim Laden, Djalma, Junior, Domingos, Vagner, Anderson, Guerreiro e claro as mulheres; Rita, Vana e Roquesane.

p.s. um obrigado especial a Daniel Almeida, o dep. dos ciclistas.
as mulheres do grupo Rita e Vana que fizeram a feijoada ficar maravilhosa e me empapucei de chupar os ossos. k k k k k.

o 2º turno venhe ai e estaremos votando de bike. Abraços a todos que participaram e também pra aqueles que ficaram com vontade e de alguma forma não pode participar dessa pedalada. para maiores informações pode me ligar.
Ass. Guerreiro Pzoooo.
postado por bug  fotos no muraldebugarin.com galeria de fotos

SHOPPING PARALELA INAUGURA NOVAS LOJAS

Acabam de inaugurar no Shopping Paralela mais nove novas lojas nos segmentos de moda, beleza, decoração, artigos esportivos e serviços.

A marca Nativa de moda feminina é uma multimarcas e conta também com roupas feitas de algodão colorido, fibra 100% natural.
A Adcos, rede com mais de duzentos pontos de vendas em todo o Brasil, abriu um quiosque no piso L2 onde oferece sua linha completa de cosméticos de tratamentos na área de estética, dermatologia e fisioterapia.
Na SN Design o cliente encontra adesivos decorativos, ideais para qualquer tipo de superfície como paredes, móveis, vidros, revestimentos e até eletrodomésticos.
A Casa do Tricolor, loja para os torcedores do Esporte Clube Bahia, conta com diversos artigos personalizados e ainda serve como ponto de venda de ingressos dos jogos do time.
E quem deseja comprar um imóvel conta com os serviços da BM Sua Casa, que oferece financiamento imobiliário em até 30 anos para imóveis novos ou usados.

Na área de serviços, o cliente conta com a Galeria de Serviços do Shopping Paralela que fica no piso L2 e também conta com novidades.
O Studio Kin Kin disponibiliza serviços como foto 3x4, impressão de fotos, artigos personalizados para presente, book fotográfico, além dos serviços básicos como xerox e layout para convites e cartão de visita.
A Pontocell faz manutenção de aparelho celular, câmera digital e notebook, além da venda de acessórios para estes produtos.
No ponto Pimenta Oficina de Óculos são oferecidos conserto de óculos, relógios e jóias, confecção de carimbos e chaves, afiação de facas, alicates, tesouras, entre outros itens.
A Gameland é um espaço para manutenção de videogames e venda de acessórios.

Beleza Interior


domingo, 3 de outubro de 2010

pedalando para votar - favor repassar para ajudar a diminuir os carros nas ruas


PEDALANDO PARA VOTAR.


Valci Barreto
Muraldebugarin.com



Moro na Sabino Silva e voto no Celégio Luiz Viana Filho, na Av. Dom João VI, em Brotas.Como fiz em algumas outras eleições, dispensei carro, moto, ônibus e fui votar pedalando.

Saí de casa às 10 e 40 horas, seguindo pela Centenário, Ultrapassando Dique do Tororó, subindo o pequeno aclive que dá acesso ao Bonocô,  seguindo por esta avenida até outro aclive, após a entrada do Ogujá, que dá acesso a Avenida Dom João VI que estava  com o transito todo engarrafado, o que facilitaria pedalar , se  não fosse a quantidade de gente andando pelo asfalto, passeios estreitos, piorado pela quantidade de carros estacionados nas ruas estreitas e em cima dos passeios em toda a extensão da rua. Considerando estas dificuldades fui alternando poucas pedaladas com caminhada até chegar ao Colégio Luiz Viana Filho.

Cheguei ao Cole´gio, amarrei a bike em um portão interno do colégio e, sem precisar tirar minha camiseta manga comprida de ciclista, nem trocar a bermuda para votar, dirigi-me à minha seção eleitoral para depositar meu voto, esperando o fluir de 17 pessoas, contadas por mim, que aguardavam o momento de votar. Tirei um livro da minha mochila, o melhor  remédio que conheço para qualquer tamanho de fila, comecei a leitura , torcendo até para que as poucas pessoas usassem  um tempinho maior para votar, a fim ler mais um pouco. A fila andou repido, adiou minha leitura e deixei o restante para  outra oportunidade.

Depositado meu voto, peguei minha bike, dirigi-me para o portão de saída, quando já na rua vejo passando pela rua  um dois, três, depois muitos ciclistas do grupo Narandiba que ali esteve para que o seu componente “Bin Lader” votasse.

GRUPO DE CICLISMO NARANDIBA

O grupo de Narandiba, que tem este nome por conta do bairro de onde se origina, é um grupo organizado de passeios ciclistas de Salvador que participa, estimula, está presente, atua e pedala em favor de todos os movimentos cicloativistas baianos, inclusive  de  reuniões com políticos , órgãos públicos e entidade privadas que tenham como tema a bicicleta.

Em todo e qualquer pedal , toda e qualquer reunião relacionada ao cicloativismo baiano lá estará presente um , vários ou todos os membros do Narandiba. Além destas e de outras virtudes, trata-se de um grupo que deixa marcado o bom humor, alegria, competência em pedal, por onde passa.

Assim também se comportam por ocasião das eleições quando saem para os mais variados bairros e seções eleitorais para que cada um dos seus membros exerça o seu voto. Quando os encontrei, meio 12 e  40 hs , só  restavam três membros para votar ,  em bairros diferentes como Santa Cruz e Nordeste de Amaralina.

Alem de um dia fixo no mês, chamado o Pedal de Narandiba, este grupo pedala  em todos os domingos e feriados. Se assim fazem nestas ocasiões,  nada  melhor do que associar o dever cívico com uma festejada pedalada, que termina , quase sempre,  com um delicioso churrasco, feijoada , tudo com reidratação especial.

Feitas as saudações, eu seguiria o Narandiba até a Ceasa do Rio Vermelho, onde nos separaríamos para que eles  seguissem seu roteiro eleitoral e eu o da minha casa.

VOLTANDO SOZINHO, DO JEITO QUE SAÍ.

Saudações feitas na Ceasa do Rio Vermelho,  segui em direção a  Av. Garibaldi até a Sabino Silva. A partir do encontro com o Narandiba não mais anotei as horas gastas no passeio-votação. Quando resolvi olhar o relógio ,  marcava  13.40. Mas neste horário eu já havia passado na Padaria Apipão para comprar algumas frutas,  tomado banho ,  trocado de roupa e já me dirigia ao  computador para escrever mais esta experiência para animar mais pessoas a viver o mundo mágicos dos pedais baianos.

Como se pode vê, com o que aqui está escrito, é possível pedalar em Salvador, sozinho ou em grupo; que Salvador é plana para bicicleta; que me senti melhor indo de bike do que de carro ou moto , que  fui e voltei sem qualquer stress, medo , aborrecimentos;  e estou em casa  bem mais leve e com bem menos gordura indesejada.

Como nem tudo é completo, em solidariedade e Buga e Itana, meu Jabuti de hoje não teve o ritual final do salame ,pão e frutas na mesa da Padaria Apipão.

Levei minha máquina; porém, como não tenho a coragem de Buga, que fotografa mesmo quando está sozinho pelas ruas, só fiz duas ou três  quando encontrei  a turma de Narandiba. Faço aqui o registro porque, é a primeira  coisa que buga pergunta quando dizemos que fizemos algum passeio. Ainda bem que não ficou de zero . A multa cobrada pelo Buga é cara.

Fotos e vídeo que fizemos estão postados no muraldebugarin.com e no you tube.

PROXIMAS ELEIÇÕES

Em todos os feriados e domingos estamos pelas ruas de Salvador. Quem quiser participar das nossas festas, das próximas eleições, em bicicleta, estaremos de braços abertos para todos.

DETALHE IMPORTANTE

Para chegar ao Luiz Viana não escolhi o caminho mais curto e fui de bicicleta de ferro, que comprei usada, por cem reais, na oficina de Regis, Vasco da Gama; E SEM MARCHA!


PARA QUEM QUISER PARTICIPAR

Quem quiser, em ocasiões como estas, ou mesmo todos os dias , especialmente em feriados e finais de semana, trocar o conforto do ar condicionado pelo suor, vento, amizade, gorduras indesejadas, da bicicleta, é só nos procurar. Receberemos todos de braços abertos e certos de que, depois que conhecerem os nossos pedais, entenderem nossas mensagens , gostarem das nossas festas, nem tudo que hoje fazem na companhia de quatro pneus, um monte de ferro estress e poluição que é o carro. Para muita coisa , inclusive votar , nós preferimos a bicicleta. Todos nós voltamos mais alegres . Por isto, repetiremos sempre.

=Se tem pedal, tá NO MURAL :  muraldebugarin.com
=============================================

====================================================Valci Barreto, advogado, Procurador da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Colaborador do jornal e site FOLHA DO RECONCAVO(www.folhadoreconcavo.com.br); editor do bikebook.com.br, colaborador domuraldebugarin.com, ESCRITORIO DE ADVOCACIA: Rua Barros Falcão, 542, Matatu, Largo dos Paranhos, Salvador Bahia - Brasil . Fone 34913233, das 13.30 às 17 horas, de segunda a sexta. Celular: (71)99999221- Não jogue livros no lixo, faça doações.
postado por Bug