quinta-feira, 6 de setembro de 2007

muraldebugarin.com

VÁ DE BIKE E NÃO PAGUE NADA

VÁ A PE OU DE BICICLETA. É GRATUITO.


Valci Barreto, advogado, cicloativista
editor do bikebook.blogspot.com
e do MEU ZINE.
valcibarretoadv@yahoo.com.br







Nestes dias de feriados, passe nestes locais e visitem as exposições. A entrada é gratuita e voce pode ir de bicicleta , bermuda e não paga nada. Mas leve sempre uma trava para sua bike pois não há bicicletário em nenhum destes locais, porém, há , normalmente, locais na rua , postes, em que voce pode amarrar sua bicicleta.

Aos sábados, há dois programas , gratuitos para voce visitar :

1- Feira Hype, no ICBA, corredor da Vitória há poucos metros do Campo Grande, das 13 às 18 horas.

2-Feira de selos , postais, moedas antigas, fotos antigas, em frente à séde dos correios, na PITUBA, das 09 às 12 horas. Entre os expositores, está Rubens Pinheiro. Este é filho de um baiano que realizaou uma grande façanha ciclistica: pedalou de Salvador para Nova York, saindo da Bahia em 1927 e chgando em Nova York em 1929. A façanha é contada em livro .

outros locais e exposições recortadas do correio da bahia, on line:

A PELE DOS FILHOS DA GEA – O corpo humano – suas vulnerabilidades e as diversas formas de embelezamento utilizadas por diversas civilizações – é o foco da exposição de imagens e esculturas da fotógrafa Isabel Muñoz e da artista plástica Maribel Doménech, ambas espanholas. A mostra marca a reabertura do Palacete das Artes – Museu Rodin Bahia. Palacete Comendador Bernardo Martins Catharino (Rua da Graça). Até dia 15. Telefone: 3336-6696.


AGNALDO SIRI AZEVEDO: 10 ANOS – O cineasta ganha homenagem com a exposição que reúne trabalhos de artistas plásticos como Chico Liberato, Lígia Aguiar, Sante Scaldaferri e Juarez Paraíso. Goethe-Institut (Corredor da Vitória). Até 18 de setembro. Telefone:3337-0120.


SMETAK IMPREVISTO – Exposição interativa sobre a trajetória do multiartista Walter Smetak – músico, escultor, poeta e escritor –, checoslovaco radicado na Bahia, morto há 23 anos. Museu da Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno). Até dia 30. Telefone: 3117-6065.


WAKABAYASHI – O artista japonês, radicado no Brasil desde a década de 1960, apresenta trabalhos em diferentes formatos e com técnicas diversas. Manoel Lorenzo Galeria de Arte (Artefacto - Av. Tancredo neves). Até dia 12. Telefone: 3341-3350.


IMAGENS FIÉIS – Fotografias de José Bassit registram devoção religiosa em romarias na Bahia, Ceará e São Paulo. Ebec – Galeria de Arte (Pituba). Até amanhã. Telefone: 3240-4743.


TRADIÇÃO E CRIATIVIDADE NAS ARTES DA ÁFRICA – Obras do acervo Claudio Masella refletem a diversidade das artes plásticas de diversos grupos étnicos africanos, como os povos iorubá, baulê, senufo e bamileke. Galeria Solar Ferrão (Pelourinho). Até domingo. Telefone: 3117- 6380.


MUNDO NEGRO – Imagens da fotógrafa baiana Lucia Correia Lima retratam riqueza da cultura negra, destacando temáticas como religiosidade e o bloco afro Ilê Ayiê. Senzala do Barro Preto (Curuzu). Até domingo. Telefone: 3243-2337.


NO RITMO DO TEMPO – Série de auto-retratos da artista plástica Esther Ferreira, cuja intenção é abordar as relações existentes entre tempo, espaço e presença. Instituto Cervantes de Salvador (Ladeira da Barra). Até dia 15. Telefone: 3797-4662.

visite o MUSEU DE ARTE MODERNA, na contorno: acesso gratuito e voce pode ir de bike , entrar de bermuda ou short sem problema. Mas não vá de sunga nem de camiseta sem manga ,porque aí já não civilizado.

=====================================================================================

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

TROCA TROCA DE FOTOS-BREVE

Ciclistas e cicloativistas:



Valci Barreto
editor do MEU ZINE e
do bikebook.blogspot.com



Pessoal: já temos muito material fotogáfico para publicação de livros, revistas, lembranças, folhinhas etc.

Quem puder e quiser, vai imprimindo todas as fotos e textos relacionados a todos os passeios e ações relacionadas ao ciclismo.

Em breve, haverá um local , que já estamos providenciando, para um troca troca, uma feira deste material.

VAI ACONTECER AINDA NESTE VERÃO.


FAREMOS ISTO AINDA NESTE VERÃO, o local já estamos articulando.

SERÁ, INICIALMENTE, UMA FEIRA, UM TROCA TROCA DE FOTOS E MATERIAIS VISUAIS IMPRESSOS dos nossos passeios.

Abram sempre todos os nossos sites e blogs e imprimam as fotos que voce interessar em ler , trocar, vender.


Pode ser uma feira ou um troca troca de fotos. ou as duas coisas.

Todos serão, indistintamente, avisados com bastante antecedencia.

-NÃO PEGUE NAS FOTOS COM OS DEDOS SOBRE ELAS. NÃO RASGUEM, NÃO DANIFIQUEM AS FOTOS. Antes de pegar em uma foto, LAVE E ENXUGUE BEM AS MÃOS,SEMPRE PONDO O DEDO NO VERSO DA FOTO. NUNCA NA FRENTE. Assim procedendo, sua foto ficará sempre em condições de ser vista por longos e longos anos.

MELHOR AINDA É PEGÁ-LAS COM LUVAS. NAS LOJAS DE FOTOS HÁ LUVAS APROPRIADAS. PODEM SER LUVAS PLÁSTICAS USADAS POR médicos, enfermeiras, etc.

Em locais como o Iguatemi, Avenida Sete, Rua Chile, há lojas em que você abre seu e mail , site ou blog, escolhe a sua foto ou do seu passeio e imprime na hora. Os preços variam de quarenta e cinco centavos a um real.

publicado no BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin

MONTE GORDO - GUARAJUBA - BAHIA.

VISITE MONTE GORDO, EM GUARAJUBA - BAHIA.


MONTE GORDO – POVOADO EM GUARAJUBA.

Valci Barreto-Advogado
Editor do Meu Zine, link do site
www.amigosdebike.com.br

Quase todos que trafegam pela Linha Verde, conhece já esteve ou ouviu falar na Práia de Guarajuba.

Quem mora, tem casa de praia ou vai sempre até as próximidades de Guarajuba, conhece bem, ta´bme, o povoado de MONTE GORDO que fica do lado esquerdo da Linha Verde, sentido Salvador Práia do Forte. Do lado direito da Pista estão práias mais valorizadas e bem frquentadas da Região Metropolitana de Salvador.

Do lado esquerdo da mesma pista,não há práias, casas luxosas, mas possui encantadoras atrações , especialmente para quem gosta das coisas e costumes interioranos.



Um destes atratativos é a feira onde se pode comer mocotó, rabada, churrasco, comprar frutas , cuzcuz, verduras, redes , os mais diferentes bolos caseiros, feitos pelos nativos, daqueles que só gente de feira sabe fazer.

Há serrarias, cabelereiros, dois supermercados, comidas caseiras , típicas de interior, oficinas e lojas de bicicletas. Uma desta lojas, a JK BIKE, logo no início do povoado, aluga bicicletas.

No restaurante SABOR e ARTE, também na entrada do povoado, há um saboroso café da manhã com mocotó, ensopado, cuscuz, bolos, sucos, banana frita , cozida, batata doce, ovos de todas as formas, tudo a peso.

No Mercado Municipal , há vários bares e restaurantes, típicos de feira. Nos finais de semana, há barracas abertas até as altas madrugadas para a cerveja, mocotó , rabada, feijoada. De sexta a domingo à tarde, a pedida é o BAR E RESTAURANTE – RECANTO DA PRAÇA ou BAR DO LUIZ, com uma simples mas deliciosa picanha, “feita na hora,” com feijão tropeiro e acompanhamento. E o preço é convidativo. A comida é elaborada e servida pelos próprios proprietários, sendo o cliente tratado como gente. Às sextas e sábados, mocotó, churrasco e uma deliciosa feijoada.

Na entrada do povoado, vale a pena conhecer o KI PICOLE, do senhor Cláudio. Apaixonado pelo que faz, orgulhoso de seu picolé e sorvete, faz questão de mostrar todo o processo de fabricação, demonstrando a higiene completa, e que são feitos, verdadeiramente, de frutas. O preço não tem concorrente.

Quem estiver passando por Monte Gordo e quiser trazer picolé para a família, em Salvador, o senhor CLAUDIO dá uma dica: acondicionando o picolé em sacos plásticos, envolvendo-os em jornal, chegam limpos e sem derreter em Salvador ; e até em Aracaju. Para Aracaju não testei, mas para Salvador, fiz a “operação” e deu certinho. Não saio de Guarajuba sem trazer alguns picolés do Ki picolé para Salvador.

Quase todo mundo , ao visitar, ou passear pela região de Guarajuba, sentido Salvador/Aracaju, entrando sòmente pela direita, não sabe o que está perdendo à sua esquerda: O povoado de Monte Gordo, principalmente quem gosta de coisas do interior e for apaixonado por feira livre.

A feira de Monte Gordo é aos domingos. Mas desde as madrugadas de sexta há pessoas tomando cerveja , batendo papo, comendo mocotó.

É, também, um ótimo lugar para passear de bicicleta. Tudo plano .

Estando em Salvador, há ônibus para Monte Gordo no terminal da Lapa, Rodoviária do Iguatemi, Calçada, Comércio e , tendo como ponto final Guarajuba ou Práia do Forte, no terminal de ônibus da Rua Chile.

Em Monte Gordo não há táxi. O transporte é bicicleta e motocicleta. Mas há ônibus regulares para Salvador e municípios vizinhos. Os motoboys são organizados em associações, prestam ótimos serviços e são muito respeitados pela população. Quem for se utilizar destes serviços deve procurar sempre uma Associação, que possui pontos fixos em vários locais , com placas identificadoras e fones espalhados pela região.

Costumeiramente, grupos de ciclísticos de Salvador , a exemplo do Sincronia , Jabutis Vagarosos, fazem passeios de Salvador até Monte Gordo.

Publicado no muraldebugarin.com
e no bikebook.blogspot.com

lia meu zine, no muraldebugarin.com

BICICLETA UMA NOVA PAIXAO EM SALVADOR



BICICLETA, NOVA PAIXÃO BAIANA.



Valci Barreto
advogado, cicloativista,
editor do BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM E DO MEU ZINE.




Salvador vive atualmente uma paixão por bicicletas. Além da realização de muitos pedais, suguem grupos que, além de pedalar, vêm atuando no cicloativismo, lutando por ciclovias, ciclofaixas, reivindicando permissão de acesso de bicicletas pelo Plano Inclinado, elevadores de acesso cidade alta/cidade baixa e escadarias do Terminal da Lapa.

Acessem os sites e blogs abaixo e vejam qual pedal melhor se enquadra no seu jeito .

Se nehum deles for o que você quer, crie o seu próprio e saia pedalando por aí. Porém,é interessante participar dos grupos já existentes a fim de conhecer formas mais seguras de pedalar nas ruas de Salvador. São ricas as experiências dos grupos já formados que lhe podem ajudar a pedalar com bem maior segurança.

Alguns grupos de pedais com dias, locais e horário :

AMIGOSDEBIKE - 21 HORAS, DO AEROCLUBE, ÁS TERÇAS.
SINCRONIA, 21 HORAS, SAÍDA DO EXTRA DA VASCO DA GAMA, 21 horas, quartas feiras.Pedala também aos sábados, normalmente para regiões visinhas a Salvador, como Guarajuba, Ilha de Itaparica, Lauro de Freitas, Estrada do Coco.
PEDALADADANOITE, segundas feiras, imbui, 20.30 horas.
FAROL BARRA NIGHT, 5as feiras, do Farol da Barra, 21 horas.

Muitas vezes estes grupos, se agregam a outos para realizar pedais em finais de semanas e feriados.

JABUTIS VAGAROSOS: Grupo que pedala lentamente, como o próprio nome sugere. Pedala normalmente pelo centro da cidade de Salvador, nos dias de sábados, domingos e feriados. É destinado a pessoas bem humoradas, desestressadas, prontas a parar a qualquer momento para conversar com amigos, conhecidos, visitar sebos, pontos culturais, feiras, museus, sem qualquer commpromisso com a duração do passeio. É riogoroso no horário da saída. Marcado um horario, o grupo não espera um minuto sequer. Nem adianta ligar: "Tô indo", "Tô saindo". Jabuti não espera por ninguém. Mas não deixa ninguém esperando. Não aceita apressado, estressado, mal humorado, gente do "vamo vamo, "tô com pressa". Qualquer pessoa, de qualquer idade. Qualquer bicicleta pode participar: velha, nova , enferrujada, com ou sem marcha, desde que rode. Não tem dia certo de saída. Muitas vezes faz pedal para fora de Salvador. Mas com o mesmo espírito. É inimigo da correria. Não tem dia certo de saída. Quando sai, normalmente avisa nas quintas feiras à noite, através dos sites; muraldebugarin.com - amigosdebike.com.br-sincronia. Quando avisa que sairá naquele horário, se ninguém aparecer, o seu criador e mantenedor VALCI BARRETO, faz o JABUTI SOLITÁRIO, muito frequente.

===========================================================================
DISCO DE VINIL, GRAVAÇÃO DE CD E DE DVD, TRANSPOSIÇÃO DE VINIL PARA CD, VENDAS DE CDS ANTIGOS, PROCURE A LOJA "DISCO DE VINIL" DO RUI, QUE TAMBÉM É JABUTI.

Fica na Rua do Paraiso, a poucos metros do Le biscuit

=================================================================================
Acesse os sites e blogs de pedais:

bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
amigosdebike.com.br
http://mundodabike.blog.terra.com.br
http://pedaladadanoite.blog.terra.com.br
site: http://www.indshop.com.br/sincronia/sincronia.htm
http://pedaisnaestrada.blog.terra.com.br/
Leia MEU ZINE, link dos sites muraldebugarin.com, pedaladadanoite, pedaisnaestrada.
=====================================================================================

PEDAIS E MAIS PEDAIS

LÁZARO E GENIVALDO, GENEROSOS DOS PEDAIS.


Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com



São muitos os grupos de pedais existentes em Salvador e cada dia que passa um novo surge, normalmente seguido de um site ou blog.

Uns mais lentos, outros mais rápidos, uns mais humildes, outros mais mais aquinhoados.

Entre eles, alguns, além do pedal em si, desenvolvem outras atividades como cicloativismo, ações flantrópicas, políticas e reivindicam ações em favor de equipamentos urbanos para bicicletas.

Entre os grupos, dois se destacam pela união, pedais em todos os finais de semana e viagens mais longas. Dos que conheço, com estas características, estão NATURABIKEAÇÃO e PEDAISNAESTRADA.

Liderados respectivamente por Antonio Lázaro e Genivaldo, raramente há um final de semana em que eles não realizam uma viagem mais longa, para cidades , sítios, regiões próximas a Salvador, até mesmo para nosso estado vizinho de ARACAJU.

No dia cinco de setembro, mais destes passeios , mais longos, está sendo realizada por LÁZARO, com destino a IRARÁ. Será um autêntico cicloturismo, com passagens por rios, cachoeiras, fazendas, alimentação e hospedagens em locais humildes, a fim de que as pessoas com menos condição econômica possam também participar.

Ambos estão com viagens previstas para ARACAJU. Por questões de segurança, preferem não divulgar dia, hora e trajeto , por problemas de segurança.

Nos pedais de Lázaro e Genivaldo, por cultura dos grupos, e mesmo por falta de condições econômicas, participam pessoas com qualquer tipo de bicicleta.

Não são corridas. São passeios, em ritmo que atenda às condições de qualquer pedalante.

Acolhem qualquer tipo de bicicleta e indumentária.

Lázaro, diariamente está conclamando pessoas para pedalar, dando inclusive aulas para crianças, notadamente na região de Marechal Rondom, onde reside.

Vai a todos os lugares de bicicleta. Pessoa idônea respeitosa, respeitadora das normas de trânsito, e dos seus semelhantes, é um exemplo a ser seguido, até mesmo por festas ciclísticas que realiza nos dias de criança, juninos, carnaval PEDAL FOLIA), mantendo, com o JABUTIS VAGAROSOS, uma parceria no BICICLOTECA, em que saem vários grupos de pedais levando livros para formação de bibliotecas comunitárias. Relaliza, no pedal, festejos juninos(PEDAL JUNINO) natalinos e dia das crianças.

Genivaldo e Lázaro não pedem, porém, tenho certeza de que aceitam, colaborações de quem quiser e puder para as suas ações ciclísticas e sociais que realizam de forma simpática, humanitária, mesmo porque, sendo pessoas de origem humilde, convivendo com as carências do subúrbio de Salvador, sabem das necessidades que ali residem.

Tive a honra de pedalar com ambos. Eles têm muito a nos ensinar em matéria de pedal. Com Lázaro, no PEDAL DO CORTEJO, (Festa do Bonfim), sempre estamos juntos, do Elevador Lacerda , onde nos encontramos todos os anos, até a Colina Sagrada. Em seguida, damos uma pedalada pela região da Ribeira.

Por onde passam, Genivaldo e Lázaro cumprimentam as pessoas que lhe destinam o mesmo respeito e admiração.

Sem recursos, senão a índole para o bem, dotados de uma comovente humildade, realizam em favor dos pedais, em favor do ciclismo, em favor de emoções destinadas aos mais humildes da periferia, operações milagrosas. O Genivaldo sai por aí, pregando o evangelho, as boas ações , acolhendo em seu pedal mesmo quem não acredita nas lições bíblicas. Mesmo ateus, pessoas de outras religiões podem participar dos seus passeios e deles têm o mesmo respeito. Crentes e não crentes, em seus pedais, se sentem à vontade, sem qualquer discriminação, sem que lhe seja cobrada qualquer atitude senão o respeito ao semelhante e ao pedal alegre, cortez, bucólico, verdejante.

Sugiro a todos, que não se importem em estar com os humildes, curtindo cenas maravilhosas escondidas pelos carros, pressa e medo de assalto, um passeio com estas duas maravilhosas figuras do pedal, que, como poucos, contribuem para o crescimento das atividades cicloativistas, cicloturistica, respeito ao semelhante, às normas de trânsito mesmo destituídos os seus componentes, de melhores condições econômicas.

Eles não pedem, mas tenho certeza de que, humildes como são, agradecerão as contribuições que alguem puder lhe destinar. E tenho certeza: o que receberem será distribuído por onde eles andarem e pedalaram.

Sou fâ destes dois grupos, que enchem de humanidades os pedais da Bahia.

Quem quiser saber onde anda o PEDAISNAESTRADA, vejam o blog: PEAISNAESTRADA.BLOG.TERRA.COM.BR, implantado e mantido voluntariamente por amigos e colaboradores do grupo.

Não tenho dúvida em batizá-los: ‘OS GENEROSOS DOS PEDAIS DA BAHIA”




VALCI BARRETO, advogado, cicloativista, editor do BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
,colaborador do muraldebugarin.com.
Editor do MEU ZINE.

valcibarretoadv@yahoo.com.br